Detran de São Paulo altera regra para renovação da CNH

Por enquanto, o motorista interessado deverá fazer a solicitação presencialmente, mas, segundo o órgão, a partir de setembro este serviço estará disponível também por meio dos canais digitais

Por Fausto dos Santos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) modificou a regra para renovação da CNH. A partir de agora, o condutor interessado poderá solicitar a renovação a qualquer momento. Assim, o cidadão não está mais limitado a solicitar o serviço com antecedência mínima de 30 dias como anteriormente.

Por enquanto, a solicitação de renovação antecipada poderá ser feita presencialmente nos postos de atendimento do Detran-SP. Porém, a expectativa é que a partir de setembro de 2023 este serviço esteja disponível também por meio dos canais digitais.
Em virtude da nova regra, o órgão informou que “…fica revogado o Comunicado Detran-SP nº 05, de 31 de agosto de 2013, que impossibilitava a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com antecedência superior a 30 dias, contados da data de sua validade”.

Para solicitar a renovação antecipada, é necessário acessar os canais digitais do Poupatempo ou do Detran-SP e fazer o agendamento em um dos postos de atendimento do Poupatempo na capital. Nas demais cidades do estado, é necessário comparecer ao Ciretran ou a um Posto Avançado do Detran-SP.

Para efetivar a renovação, o motorista precisa levar CNH original, além de cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses anteriores ao agendamento e, ainda, exame médico realizado na clínica indicada no momento do agendamento. O motorista pode optar por permanecer com a mesma foto da CNH ou tirar uma nova foto no local onde será feita a renovação.

Motoristas com CNH “A” e “B” devem fazer o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP. Já aqueles que têm CNH “C”, “D” ou “E” precisarão passar por avaliação psicológica e exame toxicológico em estabelecimentos credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta para análise toxicológica, o motorista tem 90 dias para agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Depois de aprovado nos exames, o motorista – qualquer que seja a sua categoria – deverá pagar a taxa de emissão da CNH. Feito isso, o motorista terá de aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH digital. O documento físico será enviado no endereço indicado no cadastro do motorista.